quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

ERA UMA VEZ...

Dr. Pedro Lomelino

 
um médico que se chamava  Pedro José Lomelino,formado pela Escola Médico-Cirúrgica do Funchal. Nasceu na ilha do Porto Santo, a 19 de novembro de 1864 e faleceu – de acordo com o Registo Bio-biliográfico de Madeirenses, de Luiz Peter Clode  - a bordo do vapor “Sierra Morena”, em que regressava de Lisboa, no dia 9 de novembro de 1930. Era filho de Justiniano Lomelino e de D. Fortunata Augusta de Castro. Chamavam-lhe o erudito. Por se ter formado. Por ser doutor. 

Foi diretor e professor da Escola Distrital de Habilitação ao Magistério Primário, depois, Escola Primária Superior do Funchal. Foi, ainda, diretor do Banco da Madeira e da companhia de Seguros Aliança Madeirense e presidente da Assembleia Geral da Associação de Agricultura.

Exerceu vários cargos públicos, entre eles, o de governador substituto do distrito (por decreto de 22 de outubro de 1904), presidente da Comissão de Viticultura da Região da Madeira e Vogal da Junta Geral, como procurador do concelho do Porto Santo.

O pai tinha muitos terrenos de vinha e, para guardar a sua produção de vinhos do Porto Santo, adquiriu um prédio sito à Rua do Comércio, hoje, Rua dos Ferreiros...

Quadro de Edmundo Barros e Sousa de Olim
 
Vinha ali ao fim de semana, tomava um copo com amigos, fechava porta e ia-se embora. No ano seguinte, entrava mais vinho e foi entrando sempre mais vinhos, todos os anos. .. Ora, um dia...
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário