sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Adolescência Irreverente - parte III

Esta é a penúltima parte desta estória da história de Teresa Valério:

Já tinha eu dezasseis anos, pedi à minha mãe para me fazer sócia do clube da minha simpatia, o que mereceu a sua concordância. Quando me fui inscrever, convidaram-me para a festa da inauguração da sede. Aproveitando o forno de uma vizinha que amassara pão, fiz um bolo de laranja para levar e prontifiquei-me a colaborar nos serviços, como o fizeram outras simpatizantes. Sendo habituada a servir na casa de chá das festas da Vila e do Rosário, tinha alguma experiência do assunto e tudo decorreu com normalidade.

Em meados de Setembro, estava a ser preparado com entusiasmo um grande torneio a fim de ser encontrado o campeão da época. Para maior animação fora convidado o grupo da Ribeira Brava que costumava levar uma enorme claque. A animação aumentava por toda a freguesia, onde rapazes e raparigas preparavam faixas, bandeiras, chocalhos e pandeiretas para terminar em festa e em beleza. O que ninguém estaria à espera e causou grande surpresa e descontentamento a muitos jovens foi o agendamento de uma novena no Pico da Cova, no mesmo dia do torneio. A Capela Torre ali erigida, dedicada a Nossa Senhora de Fátima foi construída para agradecer o fim da Segunda Guerra Mundial e inaugurada poucos anos antes. Muitos eram os emigrantes que mandavam celebrar novenas em honra de Nossa Senhora naquele local implorando a Sua ajuda e pedindo protecção, algumas com pompa e circunstância, caso desse dia.

Eu, conhecia o sentimento da minha mãe e sabia que a sua decisão seria - primeiro a novena,- embora ela, por motivos de saúde não se deslocasse à capela que ficava a cerca de uma hora de caminho a pé. Conformada, e porque tinha ainda na memória o acontecido umas semanas antes, embora contrariada, aceitei o veredicto.

Com muita mágoa naquele dia, em vez de descer para o Calhau, tive de subir até ao Pico. Durante a celebração ouvia os foguetes lá ao fundo e ficava em sobressalto. Sabendo que o Arsenal naqueles encontros costumava claudicar, só podia ser o Corvo a fazer a festa, o meu cérebro rodopiava e ainda hoje me sentencio pela pouca atenção prestada.

Terminada a cerimónia, descemos o pico numa correria e mal chegamos ao Laranjal já um grupo de jovens chegava em algazarra, animados com apitos e bandeiras do Arsenal. Eu nem queria acreditar… O Meu clube do coração tinha ganho ao Corvo por dois a zero, em terceiro lugar ficara o Botafogo.

Nessa mesma tarde havia um espectáculo no Teatro Gil Vicente nas Feiteiras, onde iriam atribuir uma outra taça- Simpatia- com os bilhetes da entrada a servirem de voto. Eufórica, imaginei nova aventura e logo enviei a minha irmã para casa com umas vizinhas pedindo que levassem o recado à minha mãe. Fiquei com outra amiga e a passo largo subimos a vereda da Corrida das Feiteiras que ia sair junto ao dito Teatro. Num ápice lá estávamos. A alegria do reencontro com simpatizantes em delírio foi tão emocionante que nos abraçámos e chorámos. O bilhete custava um escudo, a Leonor comprou os dois para eu pagar quando pudesse. Junto à porta encontravam-se três caixas grandes, cada qual com o emblema do Clube em que devíamos votar, na caixa do Arsenal colocamos o couto do bilhete e entramos cedo para conseguir um bom lugar. Subimos para o balcão ainda com muitos lugares à escolha, mas dispensamos, porque só de pé é que nos apetecia estar.

Sem comentários:

Enviar um comentário